top of page

Nossa História

O que fazemos?  

Missão da Horizontes

Promover a inclusão social e a defesa de direitos, por meio da educação, cultura, esporte e assistência social, contribuindo para a transformação e emancipação das pessoas.

 

 

A Associação Horizontes (AH) começa como um projeto em 2002, em parceria com uma grande empresa, cujo foco era formar jovens  para obterem o primeiro emprego e, depois disso, favorecer o acesso deles à educação superior numa iniciativa in company.   

Constituída efetivamente em agosto de 2004, inicialmente a AH concentrou sua atuação na execução de projetos corporativos e de fundações de empresas voltados à qualificação profissional e inserção produtiva por meio de uma rede de vagas em parceiros privados.

É essa experiência que leva a AH a iniciar em 2005 sua participação no segmento público, atuando em iniciativas de qualificação profissional e geração de trabalho e renda das três esferas de governo - união, estados e municípios - em programas como o Consórcio Social da Juventude, Escola de Fábrica, Juventude Cidadã, Projovem Urbano, Projovem Trabalhador, Pronasci, Planteq, além de inúmeros projetos municipais.

Entre projetos com investimento privado e público, foram mais de 90 mil beneficiados nos Estados do Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo, em mais de 80 municípios.

 

A partir de 2008, em parceria com a Fundação CASA, a AH começa a atuar em socioeducação, com a realização de cursos de qualificação profissional nos diversos centros socioeducativos de internação,  atendendo a milhares de adolescentes privados de liberdade, com uma oferta de cursos em mais de 80 ocupações diferentes. No início eram cerca de 486 cursos por ano; hoje, esse número chega a 1628.

Essa experiência serviu de base para a AH conceber e executar o projeto Trilhas, uma iniciativa da entidade no atendimento ao adolescente e jovem pós-medida socioeducativa, aprovado pelo CMDCA-SP.

A essas atividades, em 2013 veio se somar trabalho semelhante no Paraná, envolvendo 460 cursos por ano para adolescentes em cumprimento de medida de internação e semiliberdade em dezesseis municípios do estado.

 

Apenas em socioeducação, desde 2008, mais de 87 mil adolescentes foram atendidos.

Embora esses projetos absorvam grande parte da atenção da AH, a atuação dela não se restringe a eles, pois a entidade tem, cada vez mais, se apresentado como uma instituição parceira do estado e das empresas e outras organizações da sociedade civil na formulação de soluções e de políticas públicas que respondam a demandas sociais relevantes. Dentre essas ações, destacam-se projetos de educação ambiental; eficiência energética para comunidades de baixa renda; programação para crianças; fomento à produção cultural; esportes com adolescentes em medida em meio aberto; capacitação de jovens para o setor de tecnologia da informação; consultoria a empresas e poder público; certificação de comunidades terapêuticas; e apoio e inclusão do adolescente pós-medida socioeducativa.  Projetos como esses já beneficiaram cerca de 36 mil pessoas.

 

Mais recentemente, a AH tem se dedicado também à parceria com municípios na execução das medidas em meio aberto, auxiliando-os no cumprimento dos seus planos de atendimento socioeducativo, do ECA e SINASE.

Registre-se para mais atualizações e dicas do nosso blog!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page