top of page

Atividades - Solidariedade e Cidadania

Objetivo(s)

Identificar ações sociais favoráveis à democracia e à cidadania.

Conteúdo(s)

Sociedade civil, ação social e o Terceiro Setor

Recursos:

http://veja.abril.com.br/211009/como-se-tornar-voluntario-p-146.shtml

Desenvolvimento

1ª etapa

Introdução:

O escritor Otto Lara Resende criou uma frase famosa: "O mineiro só é solidário no câncer". Mas não é bem assim. Hoje, 25 milhões de brasileiros - cariocas, paulistas, mineiros, nordestinos, gaúchos, gente de todos os pontos do país - doam dinheiro ou, ainda mais importante, dedicam seu tempo a instituições destinadas a ajudar o próximo.

Em complemento a uma visão de justiça social projetada para o futuro, o trabalho voluntário desponta como uma forma concreta de solidariedade, de lutar, aqui e agora, contra a desigualdade e a exclusão. Essa perspectiva é válida? Em que medida ela fortalece a cidadania? Discuta essas questões com seus alunos.

Com base no material recolhido, explique o que é exclusão social e quais são os seus efeitos, realçando o fato de ela objetivamente impedir o acesso de amplas camadas a bens e equipamentos fundamentais, como o saneamento básico, a educação e a saúde. Isso configura um grave problema social e constitui uma negação do direito elementar à vida. Indague o que eles estão dispostos a fazer para mudar essa situação. Selecione as respostas oferecidas e destaque as que podem ser consideradas como formas de assistencialismo. Explicite o significado do termo. Mostre que essa prática social foi adotada tradicionalmente pelas camadas sociais mais poderosas, sendo estimulada por diferentes religiões. Discuta os limites de tal postura e seus resultados. Ela não altera a vida do miserável: ao contrário, estimula nele a atitude servil, obediente, pois só a continuidade e a manutenção de sua condição social permitirão que continue a receber o auxílio. Proponha o exame das afinidades entre assistencialismo e esmola. Chame a atenção para o quadro "Esmola, não!", publicado na revista. Instigue a realização de uma discussão franca sobre a natureza da esmola, capaz de esclarecer suas limitações, consequências e implicações. Ela serve de fato para atenuar ou combater a miséria? E quais são as motivações de quem dá esmola? Leve a moçada a perceber que a esmola não altera a condição social do pobre. Em vez disso, ela reforça a desigualdade, enquanto apazigua o mal-estar social das classes mais abastadas. Lance uma pergunta para a aula: O que é ação solidária?


Fonte: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/solidariedade-e-cidadania

Conheça nosso trabalho

Nós somos uma ONG...

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure pelos Tags
bottom of page