Dinâmica de Integração
Fonte: Pixabay.
Objetivos:
- Integração do grupo;
- Propor reflexões e expectativas para os participantes.
Procedimentos:
Etapa 1:
O educador solicita aos educandos para se organizarem em roda. Há dois montantes com 10 papéis cada um: em um, há orientações sobre o que fazer; em outro, há o nome de cada adolescente, que poderão ser 10, por exemplo. Atrás dos papéis de cada montante, há a numeração de 1 a 10. Os dois montantes ficam sobre a mesa, separados, com os papéis virados para cima.
Etapa 2:
O educador solicita que um adolescente comece o jogo, escolhendo aleatoriamente um papel do montante de orientações, sem o ler. Ele vê a numeração atrás da filipeta e escolhe outro papel do outro montante, que deve ter a mesma numeração. Quando o adolescente encontra os dois papeis com a mesma numeração, ele entrega ao educando que se destina ou ele mesmo o lê caso tenha encontrado a numeração de seu próprio nome. Ao final de cada papel do montante de orientações, há uma palavra chave, que o adolescente guarda para si.
Etapa3:
Ao final da dinâmica, todos, em ordem de 1 a 10 seguindo a numeração que tiraram, dirão apenas a palavra chave de seu papel, que formará uma frase de incentivo para o curso.
Nota:
Quem constrói o jogo, sabe a numeração de cada adolescente. Procura-se, no montante de Orientações, escrever algo que faça sentido às expectativas do curso e da realidade do adolescente.
Risco:
Caso um adolescente esteja ausente, a atividade ficará comprometida. Dessa forma, o próprio educador participará no lugar dos adolescentes nomeados nos papéis. Se mais de um adolescente faltar é preciso que o educador cubra os que estão ausentes. Se muitos educandos não estiverem na aula, a atividade ficará prejudicada e é preciso um plano B.
Frase: "Estamos prontos para mais uma jornada, caminho, viagem para o conhecimento!"